História

A Laurentia – Vinhedos do Brasil é uma vinícola boutique criada por Gilberto e Leonor Schwartsmann no ano de 1996, em sua bela fazenda na Barra do Ribeiro-RS, situada à cerca de 40 km de Porto Alegre. Ele é médico e professor. Ela é médica e historiadora. Ambos viveram muitos anos na Europa e nos Estados Unidos. Neste período, o casal dedicou boa parte do seu tempo de lazer visitando vinícolas de renome em diferentes regiões do mundo. Posteriormente, já no Brasil, com os filhos Laura e Guilherme, decidiram concretizar o sonho que há muito alimentavam: produzir vinhos de qualidade em sua propriedade rural.

Após muito estudo, pesquisa científica e planejamento, e com o apoio de amigos e grandes conhecedores da boa vitivinicultura, como Ormuz Rivaldo, Adolfo Lona, Cleber Andrade e Evalde Filipon, decidiram estudar as características do solo de sua propriedade, as condições climáticas da região e os locais mais adequados para a futura implantação de vinhedos. Até então, a região da Barra do Ribeiro não possuía uma clara vocação para a produção de vinhos finos. A família Schwartsmann decidiu, então, importar variedades tintas e brancas oriundas dos melhores produtores europeus e norte-americanos.

Em 1996, a Laurentia – Vinhedos do Brasil foi oficialmente registrada. A partir de então, foram implantados vinhedos com diferentes espécies brancas e tintas, visando no futuro estabelecer a verdadeira vocação vitivinícola da região. Nos anos subseqüentes, a vinícola passou por várias etapas de experimentação, nas quais foram priorizados os cuidados com os vinhedos e a otimização dos processos de produção. O sonho da família era produzir vinhos de qualidade, com o uso de alta tecnologia, mas com uma abordagem ao mesmo tempo artesanal.

A partir de 2005, iniciou-se a comercialização dos primeiros produtos, como os tintos Montepulciano e Tempranillo, o branco Chardonnay e os espumantes Brut e Rosé. Mais recentemente, vários outros tipos de vinhos tintos e brancos passaram a ser produzidos, como Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot e Nebiollo.

Hoje, a Laurentia é uma Vinícola boutique reconhecida no Brasil e no exterior. No ano de 2011, foi contemplada com a Medalha de Ouro no Concurso Brasileiro de Espumantes. Em 2012, foi distinguida com a Honra ao Mérito no International Wine Challenge em Londres, Inglaterra e com Medalha de Prata no Concurso Internacional do Vinho Brasileiro. Em 2013, conquistou a medalha de bronze com o vinho Carménère 2012, no International Wine Challenge.

Os vinhos e espumantes Laurentia passaram a ser servidos em prestigiados eventos do centro do país, figurando na carta de famosos hotéis como o Copacabana Palace e em renomados restaurantes, como o Antiquarius.

Atualmente, a Laurentia oferece também um amplo espaço para a realização de eventos sociais, como casamentos, recepções e eventos corporativos, bem como uma elegante estalagem, com cerca de 11 quartos, para visitantes de bom gosto que desejem desfrutar do ambiente acolhedor de uma propriedade rural, entre vinhedos, jardins e lagos. A Laurentia oferece também visitas guiadas, cursos de degustação e de vitivinicultura.