Blog

Descubra o vinho ideal para acompanhar o fondue
31 de julho de 2017

Com a queda das temperaturas, aumenta a vontade de apreciar pratos mais quentes. O fondue é uma ótima opção para um jantar em noites frias. O mais tradicional é o de carne, queijo e chocolate. Para acompanhar o banquete, nada melhor do que um bom vinho. Para te auxiliar nessa hora, a Laurentia Vinhedos do Brasil separou dicas de harmonização com essa iguaria. Confira:

 

Qual o tipo de vinho certo para fondue salgado?

Se optar por fondue de carne bovina, aposte em vinhos tintos com uvas com pouca concentração de taninos, isso faz com que a bebida preserve o sabor do prato. No caso de carnes mais gordurosas, aposte em tintos com o sabor mais encorpado.

Caso escolha o de queijo, o recomendado é o vinho branco seco como acompanhamento. Essa qualidade da uva faz com que o sabor da comida não se altere. Se o queijo tiver um sabor mais forte, como é o caso do gorgonzola, opte por vinho tinto robusto.

Já se o fondue incluir carnes brancas, como frango e peixe, é possível harmoniza-los com brancos amadeirados. Nesse tipo de vinho a uva traz notas mais leves e refrescantes.

 

Qual o melhor vinho para fondue doce?

Nada melhor do que unir dois símbolos dessa época do ano: o chocolate e o vinho. Por isso, é importante ter certos cuidados na escolha, pois o açúcar e a textura do fondue podem atrapalhar a combinação. Recomenda-se o vinho do porto por conter um teor alcoólico e doçura equilibrados. Por isso, torna-se o par ideal para vários tipos de sobremesas.